O Colégio Sigma

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

O Colégio Sigma começou sua história com a Escolinha da Mônica fundada em março de 1973, à Rua Mario Grant, 173, Centro, inicialmente com a Educação Infantil. Em 1976 mudou-se para a sede própria, constituindo as primeiras construções do bairro Sagrado Coração de Jesus. Dava início, gradativamente, à escola de Ensino Fundamental permanecendo com as classes de 1ª a 4ª Série até 1989.

A participação no Congresso Nacional de Educação Montessori – RJ, em 1978, motivou a reordenação da sua práxis e, assim, a Pedagogia Montessori tornou-se a diretriz e o desafio para aprofundar-se na sua concepção, hoje, mais do que nunca, o diálogo da sociedade pós-moderna. Em 1989 ampliou o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série e, em 2006, foi uma das primeiras escolas a aderir ao Programa Nacional do Ensino Fundamental de 9 anos. Atualmente atende crianças da Educação Infantil em horários flexíveis e adaptáveis às necessidades dos pais, estendendo a constituição das Classes Agrupadas até o 9º Ano – uma inovação também para os adolescentes.

Ao longo dos anos veio se fortalecendo com a visão e a experiência da equipe pedagógica, imprimindo a marca de Educação de Excelência e constituindo-se como uma escola de referência.

O QUE É SIGMA

A letra ou carácter sigma ou Σ é a décima oitava letra do alfabeto grego, também conhecida como sinônimo de soma, integração. “Para nós significa a soma de todos os elementos que contribuem para a formação do ser humano”.
  • MISSÃO

Promover uma educação com fundamentos para construir uma aprendizagem sólida e formar cidadãos comprometidos consigo mesmos, com o outro, com o entorno e com o mundo.

Compreende uma educação para toda a vida!

• VISÃO

Ser uma escola de referência nacional na Educação Montessori.

• VALORES
    •  Respeitar para ser respeitado;
    •  Preservar o ambiente, os materiais e os espaços;
    •  Utilizar o tempo com adequação e produtividade;
    •  Compartilhar as suas habilidades com espírito de cooperação e solidariedade;
    •  Exercitar constantemente a cidadania;
    •  Investir na sua capacidade de liderança com organização e determinação;
    •  Cumprir com responsabilidade os compromissos da família, da escola e da comunidade;
    •  Cuidar do corpo, do espírito e da mente para o crescimento pessoal e comunitário com amor e sabedoria.
  • FILOSOFIA

Priorizar a aprendizagem significativa e formar sujeitos críticos, criativos, autônomos, conscientes e responsáveis, que se adaptem ao mundo atual e às exigências deste novo milênio.

Concebe que a tarefa de moldar o futuro compete a todos os cidadãos: criança, jovem e adulto – começa pelo cuidar de si mesmo, do outro e da natureza; esta arte de viver exige uma educação que passe pela consciência para nela instalar-se. Acreditamos que atitudes que percorrem este caminho contribuem para a formação do caráter e que é no cotidiano das relações que o nosso jeito de ser, mostra, de fato, quem somos.

Venha fazer uma visita virtual e conhecer nossa estrutura