Ensino Fundamental II

O Colégio Sigma tem como diferencial o ambiente cientificamente preparado, com os estímulos adequados para cada fase do desenvolvimento. Por meio da Educação Montessori, o Colégio Sigma crê no desenvolvimento de seres morais, aprendizes confiantes e competentes, independentes e autônomos, intrinsecamente motivados, pedagogicamente preparados, socialmente responsáveis, espiritualmente conscientes para que se tornem cidadãos do mundo e corresponsáveis pelo planeta. A conquista dessas capacidades é atributo de uma aprendizagem para a vida inteira.

• 1. PERÍODO SENSÍVEL DE 12 A 18 ANOS

A Educação dos adolescentes possui uma importância capital, porque a adolescência é a fase em que a criança se torna um homem, quer dizer, um membro da sociedade. Se a puberdade é, do ponto de vista físico, uma transição entre o estado de infância e do adulto, ela consiste, do ponto de vista psicológico, numa transição entre a mentalidade da criança - que vive em família - e a do homem, que deve viver em sociedade. Nesse momento, importa direcionar os estudos para a humanidade - buscar na realidade um sentido de aplicação para todo conhecimento adquirido -, além disso, nossa educação deve trazê-la além da cultura, a faculdade de facilitar suas relações sociais com outros indivíduos. (Montessori, 2006)

TERCEIRO PLANO DE EDUCAÇÃO

• • São realistas, colaborativos e independentes,
    • • Valorizam a consciência coletiva,
    • • Sentem necessidade de expor suas opiniões,
    • • Estabelecem amizades por identificação,
    • • Afastam-se do coletivo familiar em busca de identidade,
    • • Arriscam,
    • • Valorizam ações criativa,
    • • São considerados nativos das mídias socais e tecnológicas,
    • • Preocupam-se com o ecossistema, com a sustentabilidade e com os recursos naturais.
  • 2. ESTRUTURA PEDAGÓGICA:

Durante a adolescência, a curiosidade dos alunos muda de foco e a socialização passa a ser o principal interesse. Montessori nos diz que cada vez que o desenvolvimento humano indica uma nova necessidade orgânica, o ambiente também precisa alterar-se, de forma a contribuir naturalmente para suprir as necessidades latentes.

Nesse período os alunos passam a ter acesso e a compreender as áreas mais complexas do conhecimento, necessitando realizar correlações abstratas entre diversas áreas. Exatamente durante esse exercício é que constroem suas próprias impressões de mundo, distanciando-se, por algumas vezes, de conceitos familiares. A criança apoiou-se no primeiro grupo social - a família - para se desenvolver e agora o adolescente necessita expandir seu campo de ação, e é no seu coletivo de amizades que buscará o fortalecimento necessário para poder diferenciar-se, tornando-se único e exigindo seu lugar na comunidade.

O programa para adolescentes é desenvolvido utilizando o potencial do grupo para compartilhar experiências, debater, ampliar vocabulário, multiplicar formas de resolver problemas e fortalecer o desejo pela busca do conhecimento, leitura e interpretação de mundo.

Por meio de módulos, os alunos avançam em seu tempo e têm oportunidade de realizar pesquisas extras dando profundidade nos temas de maior interesse. Colaboram entre si mutuamente, evidenciando que cada um tem uma habilidade mais desenvolvida e o potencial de aprender e ensinar, assim como acontece na sociedade buscam organizar-se em prol da comunidade, de maneira a realizar diariamente exercícios de iniciativa, autonomia, responsabilidade, respeito e empatia, processos estes acompanhados pelos professores de sala.

Avaliações agendadas periodicamente, logo após o trabalho de cada conteúdo.

Acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem, identificação dos interesses específicos dos alunos e avaliação de suas conquistas.

A vivência neste ambiente significa uma construção de valores, e uma consciência de que a educação está à serviço da vida, em um processo permanente.

• 3. HORÁRIOS E ATIVIDADES

PERÍODO REGULAR MATUTINO:

Turmas matutino:

• Aulas Regulares: (08h às 12h).

• Aulas no contraturno (13h30 às 17h30):

Segundas-feiras.

Quartas-feiras.

Complementares: : Laboratório de Física, Química e Biologia, Multimídia, Arte, Espanhol, Inglês (com novo programa, buscando aperfeiçoar significativamente a capacidade de comunicação e compreensão de nossos alunos, preparando-os ainda melhor para os desafios pessoais e profissionais futuros).

• 4. ESPAÇO EXTERNO LÚDICO

Espaço jovem, gramado, chafariz, playground, ginásio de esportes e quadra esportiva.

• 5. PROJETOS

Excursões, Lanche Coletivo, Big Brother, Páscoa da Família, Ato Cívico, Manifesto da Paz, Mateada, Projeto Literário, Feira de Ciências e Festival de Teatro.

• 6. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Oficinas de Futsal, Taekwondo e Robótica, já confirmadas. (Informações na secretaria escolar).

Quem conhece a ação pedagógica Sigma, sabe avaliar o que está contido neste ideal de formação para a vida!

Calendário Escolar 2024

Conheça nosso calendário escolar para o ano de 2024

Indicações

1. Uniforme: Dona Joana Esportes (Quintino Bocaiúva, 87) e Loja VF (calçadão).

- Cardigãs cinza e Fleece azul marinho, pedidos na escola.

2. Sacola de Higiene: Obrigatório da Educação Infantil ao 5º Ano do Fundamental.

3. Condução: Empresa terceirizada (Sr. Robson - 49 99987-4570).

Uniforme escolar

Receba nossas novidades

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política de privacidade.

Entendi