Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I

O Colégio Sigma tem como diferencial o ambiente cientificamente preparado, com os estímulos adequados para cada fase do desenvolvimento. Por meio da Educação Montessori, o Colégio Sigma crê no desenvolvimento de seres morais, aprendizes confiantes e competentes, independentes e autônomos, intrinsecamente motivados, pedagogicamente preparados, socialmente responsáveis, espiritualmente conscientes para que se tornem cidadãos do mundo e corresponsáveis pelo planeta. A conquista dessas capacidades é atributo de uma aprendizagem para a vida inteira.


  • 1. PERÍODO SENSÍVEL DE 06 A 12 ANOS:

    Passagem do plano sensorial, material, ao plano abstrato. Vai interessar a criança mais que os objetos, vai lhe interessar os atos praticados pelo homem. Ela se preocupa com o como e o porquê. Agora tudo que havia lhe interessado sensorialmente a interessa sob um ponto de vista diferente: ela procura o que precisa ser feito, desperta para o problema da causa e efeito. (MONTESSORI, 2006)

    SEGUNDO PLANO DE EDUCAÇÃO:

    • • Passagem do plano sensorial, material, ao plano abstrato. Vai interessar a criança mais que os objetos, vai lhe interessar os atos praticados pelo homem. Ela se preocupa com o como e o porquê. Agora tudo que havia lhe interessado sensorialmente a interessa sob um ponto de vista diferente: ela procura o que precisa ser feito, desperta para o problema da causa e efeito.
    • • Mas esta criança pode parecer um pouco desagradável para o adulto, que geralmente se cansa de responder à abundância de perguntas, seja pedindo a criança que se cale, seja lhe fornecendo longas explicações. A cada nascimento, nesse caso do pensamento abstrato, a criança precisa enfrentar uma nova luta, uma nova incompreensão atinge a criança cada vez que ela apresenta uma atividade diferente, EMBORA PRECIOSA, é pelo contrário, ao adulto que cabe ajudá-la criando para ela um oambiente preparado para seu novo desenvolvimento. Assim como ajudamos o bebê a dar seus primeiros passos, devemos ajudar a criança a dar seus primeiros passos à abstração.
    • • Necessidade de ampliação do campo de ação, limites mais vastos lhe são necessários para as experiências sociais. Não se pode conseguir desenvolvimento deixando a criança em seu primeiro ambiente.
    • • Ampliação da vida social: se antes a criança tinha consciência que não devia bater, agora ela deve passar a entender que também não deve ofender ─ nascimento da dignidade.
    • • Necessidade da intelectualidade e moralidade (sensibilidade e consciência para distinguir o bem do mal). Constituindo assim um período particularmente importante para a educação moral. Se no primeiro devia-se usar de grande delicadeza para interferir na atividade da criança (especialmente sensorial e motora), é sobre o plano moral, agora, no segundo plano que se deve direcionar sua delicadeza.
    • • Necessidade de compreensão do conceito de justiça ─ assim como atos e necessidades dos outros.
  • 2. ESTRUTURA PEDAGÓGICA:

    Durante a infância, somos guiados por uma sequência de interesses específicos que duram por tempo determinado, nesta fase mais relacionados com as leis da natureza, as relações com os colegas identificando a movimentação de seus pares, assim como todos os feitos da humanidade. Saber observar cada interesse e oportunizar no momento correto as estimulações é fundamental para que as potencialidades da criança sejam melhor exploradas.

    O respeito pelo ritmo próprio é imprescindível, permitindo uma aprendizagem mais eficaz. Pela observação do educador é possível identificar a fase pedagógica que o aluno se encontra, avançando gradativamente na superação de cada desafio, construindo cada competência com intencionalidade.

    Neste período de grandes conquistas intelectuais, os materiais Montessorianos são grandes aliados, pois suas características multisensoriais multiplicam as possibilidades de aprendizagem e oportunizam a materialização da abstração, fazendo com que a criança perceba todo o processo de construção do pensamento lógico e viabiliza que o professor avalie esta organização mental.

    Utilização de fichas de comandos, para que os alunos possam se movimentar na sala de aula (fundamental para a sustentação de atenção) e possam realizar o exercício de iniciativa, autonomia e gerenciamento de responsabilidades, processos acompanhados pelos professores de sala.

    Avaliações agendadas periodicamente, logo após o trabalho de cada conteúdo (a partir do segundo ano).

    Acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem, identificação dos interesses da criança e avaliação de suas conquistas.

    A vivência neste ambiente significa uma construção de valores, e uma consciência de que a educação está à serviço da vida, em um processo permanente.

  • 3. HORÁRIOS E ATIVIDADES

    PERÍODO REGULAR:

    Turmas matutino:

    • Aulas Regulares: (08h às 12h).

    • Aulas no contraturno (13h30 às 17h30):

    2° e 3° Ano: terças-feiras.

    4° e 5° Ano: quintas-feiras.

    Complementares: Musicalização, Laboratório, Arte, Inglês (com novo programa, buscando aperfeiçoar significativamente a capacidade de comunicação e compreensão de nossos alunos, preparando-os ainda melhor para os desafios pessoais e profissionais futuros) e Mind Lab (2° ao 5° Ano).


    Horário turmas vespertino:

    • Aulas Regulares (13h30 às 17h30)

    • Aulas no contraturno (08h às 12h):

    2° e 3° Ano: terças-feiras.

    4° e 5° Ano: quintas-feiras.

    Complementares: Musicalização, Laboratório, Arte, Inglês (com novo programa, buscando aperfeiçoar significativamente a capacidade de comunicação e compreensão de nossos alunos, preparando-os ainda melhor para os desafios pessoais e profissionais futuros) e Mind Lab (2° ao 5° Ano).



    PERÍODO SEMI-INTEGRAL: 1° AO 3° ANO

    Horário: 11h às 17h30.

    • Atividades complementares (11h às 12h00): Iniciação Esportiva e Taekwondo.

    • Almoço, higiene e pátio (12h às 13h30).

    • Sala de Aula Regular (13h30 às 17h30).



    PERÍODO INTEGRAL: 1° AO 3° ANO

    HORÁRIO: 8h às 17h30min.

    • Sala de Aula Regular (08h às 12h)

    Agrupamento I:

    • Atividades complementares: Musicalização, Iniciação Esportiva, Inglês, Horta, Culinária e Playground exclusivo.

    • Almoço, higiene e pátio (12h às 13h30).

    • Atividades complementares (13h30 às 17h30): Vivência bilíngue, Apoio Pedagógico (Tarefas), Iniciação Esportiva, Taekwondo, Dança, Horta, Culinária e Natação.



  • 4. ESPAÇO EXTERNO LÚDICO

    Casa da árvore, aquário, recanto das tartarugas, pátio de areia e gramado, chafariz, playground, ginásio de esportes e quadra esportiva.

  • 5. PROJETOS

    Excursões, Lanche Coletivo, Big Brother, Páscoa da Família, Ato Cívico, Manifesto da Paz, Mateada, Projeto Literário, Feira de Ciências e Festival de Teatro.

  • 6. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

    Oficinas de Futsal, Taekwondo e Robótica, já confirmadas. (Informações na secretaria escolar).

Quem conhece a ação pedagógica Sigma, sabe avaliar o que está contido neste ideal de formação para a vida!

Calendário Escolar 2024

Conheça nosso calendário escolar para o ano de 2024
Saiba mais

Indicações

1. Uniforme: Dona Joana Esportes (Quintino Bocaiúva, 87) e Loja VF (calçadão).

- Cardigãs cinza e Fleece azul marinho, pedidos na escola.


2. Sacola de Higiene: Obrigatório da Educação Infantil ao 5º Ano do Fundamental.


3. Condução: Empresa terceirizada (Sr. Robson - 49 99987-4570).

Uniforme escolar

Receba nossas novidades

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários.
Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política de privacidade.

Entendi