MARIA MONTESSORI
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Educação Montessori
A Educação Montessori se constitui de uma Filosofia e de um Método, que traduzem os valores fundamentais para o desenvolvimento humano, partindo da criança e do adolescente como base para a formação de um novo homem e de uma sociedade de paz. Por meio do ambiente organizado o aluno reconhece o mundo e constrói a sua identidade, percebendo-se como parte do todo, consciente de sua contribuição social.
Para Montessori, cada um de nós nasce com um planejamento orgânico, que nos guia ao longo da infância e da adolescência, para as grandes conquistas do desenvolvimento humano:
Do nascimento aos 6 anos
Dos 6 aos 12 anos
É a entrada no mundo da abstração, nascimento do sentimento de justiça, de dignidade e percepção dos sentimentos e necessidades do outro. O ambiente de aprendizagem se expande para o conhecimento do mundo e lhe importa agora conhecer os feitos e as conquistas do homem ao longo da história. Nesta fase, a criança é capaz de relacionar os fatos à luz da razão, preocupando-se com o “como” e com o “porquê” das coisas.
Dos 12 aos 18 anos
O mundo passa a interessá-lo sob um ponto de vista diferente: pela socialização. Necessita relacionar o conhecimento com situações reais do mundo, procura estabelecer, participar, fazer parte da sociedade e genuinamente dar sua contribuição. O ambiente necessário neste plano precisa expandir novamente, ir além dos muros da casa e da escola, pois constituir-se enquanto sujeito único e que tem algo a oferecer à sociedade é sua grande necessidade.
Educação como Ciência
O trabalho de Montessori foi estabelecer uma cientificidade à Educação, evitando a generalização dos métodos aplicados em seu tempo. O método de Montessori se comprova como ciência, porque suas hipóteses foram observadas, registradas, analisadas, divulgadas como teoria e estas etapas vêm sendo reproduzidas há mais de um século, comprovando os mesmos resultados positivos.
A Drª. Montessori jamais considerou sua obra concluída, ao contrário, manifestou a expectativa de vê-la continuada e acrescida… “Se a ciência começasse a estudar os homens, conseguiria não só fornecer novas técnicas para a educação das crianças e dos jovens, mas chegaria a uma compreensão profunda de muitos fenômenos humanos e sociais que estão ainda envolvidos em espantosa obscuridade. A base da reforma educativa e social, necessária aos nossos dias, deve ser construída sobre o estudo científico do homem desconhecido.”
Conheça personalidades que comprovam o diferencial da Educação Montessori
Quem comprova o diferencial da educação Montessori
- Para quem dá importância a estas estatísticas de “famosos”, o príncipe George e a princesa Charlotte, do Reino Unido, estudam em escolas montessorianas. Anne Frank, Gabriel García Márquez, os cofundadores da Google, Sergey Brin e Larry Page, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, foram educados segundo os princípios em que assenta este método que começou a ser desenvolvido há mais de um século e cuja primeira escola tinha o nome de “A casa das crianças”.
- Sugestão de abordagem para esta sessão:
https://escolainfantilmontessori.com.br/blog/11-alunos-famosos-do-metodo-montessori/
Esta seria a tarefa inevitável dos que a sucederiam… Realinhar suas propostas à luz dos eventos intelectuais, culturais e científicos subsequentes. Esta é a nossa tarefa!
Fonte: Organização Montessori do Brasil - OMB