O Colégio Sigma tem como diferencial o ambiente cientificamente preparado, com os estímulos adequados para cada fase do desenvolvimento. Por meio da Educação Montessori, o Colégio Sigma crê no desenvolvimento de seres morais, aprendizes confiantes e competentes, independentes e autônomos, intrinsecamente motivados, pedagogicamente preparados, socialmente responsáveis, espiritualmente conscientes para que se tornem cidadãos do mundo e corresponsáveis pelo planeta. A conquista dessas capacidades é atributo de uma aprendizagem para a vida inteira.
A criança realiza suas aquisições nos períodos sensíveis, que se poderiam comparar a um farol aceso que ilumina interiormente, ou a um campo elétrico que ocasiona fenômenos ativos. É essa sensibilidade que permite a criança relacionar-se com o mundo exterior de um modo excepcionalmente intenso. E então tudo é fácil, tudo é entusiasmo e vida. Cada esforço é um acréscimo de poder. Somente quando, no período sensível, a aquisição for completada, vem o torpor da indiferença, a fadiga. E quando uma dessas paixões psíquicas se apagam, outras se acendem, de modo que a infância passa de conquista em conquista, numa contínua vibração vital, que todos nós reconhecemos chamando-a de alegria e felicidade infantis. É nessa bela chama espiritual, que arde sem consumir-se, que se desenvolve a obra criativa do mundo espiritual do homem. (MONTESSORI, 2019, p. 56)
PRIMEIRO PLANO DE EDUCAÇÃO:
- • Etapa dos grandes marcos do desenvolvimento: conquista da marcha, da linguagem, da coordenação motora, da percepção e processamento sensorial, do ritmo, da ordem, da alteridade, da construção da atenção, da disciplina, da independência (conseguir fazer) e da autonomia (qualidade do fazer);
- • Intenso desenvolvimento físico: uma verdadeira metamorfose;
- • Plano sensorial: importa para a criança estabelecer relações entre objetos, ou seja, nomear; ordenar e absorver do ambiente o mundo exterior por meio dos sentidos;
- • Convém ambiente menor: relação social é estabelecida com família e as outras crianças;
- • Possibilidade de vencer os desafios e alcançar a própria independência: a criança sabe se dedicar a uma atividade a qual teria que pedir ajuda a um adulto;
- • Necessidade de exercícios de vida prática: coordenação dos movimentos, paciência, repetição e exatidão.
Durante a infância, somos guiados por uma sequência de interesses específicos que duram por tempo determinado; saber observar cada interesse e oportunizar no momento correto as estimulações é fundamental para que as potencialidades da criança sejam melhor exploradas.
O respeito pelo ritmo próprio é imprescindível, permitindo uma aprendizagem mais eficaz. Pela observação do educador é possível identificar a fase pedagógica que o aluno se encontra, avançando gradativamente na superação de cada desafio, construindo a competência com intencionalidade.
Acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem, identificação dos interesses da criança e avaliação de suas conquistas.
A vivência neste ambiente significa uma construção de valores, e uma consciência de que a educação está à serviço da vida, em um processo permanente.
PERÍODO REGULAR:
Turmas matutino:
• Horário: 08h às 12h.
• Complementares: Musicalização, Iniciação Esportiva e Inglês.
Horário turmas vespertino:
• Horário: 13h30 às 17h30.
• Complementares: Musicalização, Iniciação Esportiva e Inglês.
PERÍODO SEMI-INTEGRAL:
Agrupamento I:
• Atividades de rotina de sala de aula com espaço para soninho.
Agrupamento II:
• Atividades complementares (11h às 12h): Iniciação Esportiva e Taekwondo.
• Almoço, higiene e pátio (12h às 13h30).
• Sala de Aula Regular (13h30 às 17h30).
• Espaço para soninho.
PERÍODO INTEGRAL:
HORÁRIO: 8h às 17h30min.
As turmas permanecem no mesmo ambiente durante todo o dia, confirmando o conceito da escola como extensão de casa. A professora regente é a mesma profissional nos dois períodos, é ela que recebe e entrega a criança aos pais.
Agrupamento I:
• Atividades complementares: Musicalização, Iniciação Esportiva, Inglês, Horta, Culinária e Playground exclusivo.
• Espaço para soninho.
Agrupamento II:
• Atividades complementares: Musicalização, Iniciação Esportiva, Inglês (com novo programa, buscando aperfeiçoar significativamente a capacidade de comunicação e compreensão de nossos alunos, preparando-os ainda melhor para os desafios pessoais e profissionais futuros), Taekwondo, Dança, Horta, Culinária, Camarim de Dramatização e Playground exclusivo.
• Espaço para soninho.
Lanche Coletivo, Horta, Excursões, Big Brother, Páscoa da Família, Ato Cívico, Manifesto da Paz, Mateada, Projeto Literário e Natal Iluminado.
Casa da árvore, aquário, recanto das tartarugas e peixes, pátio de areia e gramado, recanto das plantas, chafariz, playground, ginásio de esportes e quadra esportiva.