Educação Infantil

O Colégio Sigma tem como diferencial o ambiente cientificamente preparado, com os estímulos adequados para cada fase do desenvolvimento. Por meio da Educação Montessori, o Colégio Sigma crê no desenvolvimento de seres morais, aprendizes confiantes e competentes, independentes e autônomos, intrinsecamente motivados, pedagogicamente preparados, socialmente responsáveis, espiritualmente conscientes para que se tornem cidadãos do mundo e corresponsáveis pelo planeta. A conquista dessas capacidades é atributo de uma aprendizagem para a vida inteira.

• 1. PERÍODO SENSÍVEL DE ZERO A 06 ANOS:

A criança realiza suas aquisições nos períodos sensíveis, que se poderiam comparar a um farol aceso que ilumina interiormente, ou a um campo elétrico que ocasiona fenômenos ativos. É essa sensibilidade que permite a criança relacionar-se com o mundo exterior de um modo excepcionalmente intenso. E então tudo é fácil, tudo é entusiasmo e vida. Cada esforço é um acréscimo de poder. Somente quando, no período sensível, a aquisição for completada, vem o torpor da indiferença, a fadiga. E quando uma dessas paixões psíquicas se apagam, outras se acendem, de modo que a infância passa de conquista em conquista, numa contínua vibração vital, que todos nós reconhecemos chamando-a de alegria e felicidade infantis. É nessa bela chama espiritual, que arde sem consumir-se, que se desenvolve a obra criativa do mundo espiritual do homem. (MONTESSORI, 2019, p. 56)

PRIMEIRO PLANO DE EDUCAÇÃO:

• • Etapa dos grandes marcos do desenvolvimento: conquista da marcha, da linguagem, da coordenação motora, da percepção e processamento sensorial, do ritmo, da ordem, da alteridade, da construção da atenção, da disciplina, da independência (conseguir fazer) e da autonomia (qualidade do fazer);
    • • Intenso desenvolvimento físico: uma verdadeira metamorfose;
    • • Plano sensorial: importa para a criança estabelecer relações entre objetos, ou seja, nomear; ordenar e absorver do ambiente o mundo exterior por meio dos sentidos;
    • • Convém ambiente menor: relação social é estabelecida com família e as outras crianças;
    • • Possibilidade de vencer os desafios e alcançar a própria independência: a criança sabe se dedicar a uma atividade a qual teria que pedir ajuda a um adulto;
    • • Necessidade de exercícios de vida prática: coordenação dos movimentos, paciência, repetição e exatidão.
  • 2. ESTRUTURA PEDAGÓGICA:

Durante a infância, somos guiados por uma sequência de interesses específicos que duram por tempo determinado; saber observar cada interesse e oportunizar no momento correto as estimulações é fundamental para que as potencialidades da criança sejam melhor exploradas.

O respeito pelo ritmo próprio é imprescindível, permitindo uma aprendizagem mais eficaz. Pela observação do educador é possível identificar a fase pedagógica que o aluno se encontra, avançando gradativamente na superação de cada desafio, construindo a competência com intencionalidade.

Acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem, identificação dos interesses da criança e avaliação de suas conquistas.

A vivência neste ambiente significa uma construção de valores, e uma consciência de que a educação está à serviço da vida, em um processo permanente.

• 3. HORÁRIOS E ATIVIDADES

PERÍODO REGULAR:

Turmas matutino:

• Horário: 08h às 12h.

• Complementares: Musicalização, Iniciação Esportiva e Inglês.

Horário turmas vespertino:

• Horário: 13h30 às 17h30.

• Complementares: Musicalização, Iniciação Esportiva e Inglês.

PERÍODO SEMI-INTEGRAL:

Agrupamento I:

• Atividades de rotina de sala de aula com espaço para soninho.

Agrupamento II:

• Atividades complementares (11h às 12h): Iniciação Esportiva e Taekwondo.

• Almoço, higiene e pátio (12h às 13h30).

• Sala de Aula Regular (13h30 às 17h30).

PERÍODO INTEGRAL:

HORÁRIO: 8h às 17h30min.

As turmas permanecem no mesmo ambiente durante todo o dia, confirmando o conceito da escola como extensão de casa. A professora regente é a mesma profissional nos dois períodos, é ela que recebe e entrega a criança aos pais.

Agrupamento I:

• Atividades complementares: Musicalização, Iniciação Esportiva, Inglês, Horta, Culinária e Playground exclusivo.

Agrupamento II:

• Atividades complementares: Musicalização, Iniciação Esportiva, Inglês (com novo programa, buscando aperfeiçoar significativamente a capacidade de comunicação e compreensão de nossos alunos, preparando-os ainda melhor para os desafios pessoais e profissionais futuros), Taekwondo, Dança, Horta, Culinária, Camarim de Dramatização e Playground exclusivo.

• 4. PROJETOS

Lanche Coletivo, Horta, Excursões, Big Brother, Páscoa da Família, Ato Cívico, Manifesto da Paz, Mateada, Projeto Literário e Natal Iluminado.

• 5. ESPAÇOS EXTERNOS LÚDICOS

Casa da árvore, aquário, recanto das tartarugas e peixes, pátio de areia e gramado, recanto das plantas, chafariz, playground, ginásio de esportes e quadra esportiva.

Quem conhece a ação pedagógica Sigma, sabe avaliar o que está contido neste ideal de formação para a vida!

Calendário Escolar 2024

Conheça nosso calendário escolar para o ano de 2024

1. Uniforme: Dona Joana Esportes (Quintino Bocaiúva, 87) e Loja VF (calçadão).

- Cardigãs cinza e Fleece azul marinho, pedidos na escola.

2. Sacola de Higiene: Obrigatório da Educação Infantil ao 5º Ano do Fundamental.

3. Condução: Empresa terceirizada (Sr. Robson - 49 99987-4570).

Uniforme escolar

Receba nossas novidades