Baixe aqui nosso Ebook das principais diferenças do Método Montessori e o Método Tradicional
Filosofia Montessori
- • Possibilidade do exercício diário para a conquista gradativa de autonomia ─ do pensar e do fazer ─, espírito de liderança e cortesia;
- • Ambientes cientificamente preparados para atender as habilidades latentes, salas ricas em materiais pedagógicos de desenvolvimento, ambientes organizados (para e com) o aluno e atendimento personalizado.
- • Mais tempo do aluno na Escola (Fund. I – 200h/aula ano e Fund. II – 400h/aula ano), possibilitando a estimulação e a mediação em vários aspectos:
- - Aspectos cognitivos (foco na aprendizagem);
- - Aspectos afetivos (relações interpessoais/sociais – com orientação imediata do adulto) / Cultura da Paz;
- - Aspectos psicomotores (desenvolvimento da consciência corporal – refinamento dos movimentos/preparação para escrita).
- • Profissionais qualificados / especialistas - mais tempo e atendimento para o aluno:
- - Ed. Infantil - (1 Professora e 2 Assistentes) de acordo com o número de alunos;
- - Fund. I (1 Professora e 1 Assistente) de acordo com o número de alunos;
- - Fund. II (Prof.º da disciplina e Prof.º Tutor).
Vivências Pedagógicas
- • Programa Bilíngue a partir da Educação Infantil;
- • Expressão Criativa;
- • Lanche coletivo;
- • Culinária;
- • Horta;
- • Excursões na cidade e Viagens de Estudos.
Avaliação da aprendizagem
- • Para o método Montessori é muito importante o respeito do ritmo (próprio) de aprendizagem de cada uma das crianças o que permite uma aprendizagem mais eficaz e menos morosa. O método considera ainda que em cada idade há as janelas de oportunidade nas quais as potencialidades do aluno são mais propícias a ser exploradas.
- • A vivência neste ambiente se encerra com uma nota que esta educação é para a vida, que o aluno será ensinado para ser um cidadão do mundo e que aquilo que aprende terá aplicação, para lá das portas da escola, para o bem-estar comum.
- • Para quem dá importância a estas estatísticas de “famosos”, os príncipe George e a princesa Charlotte, do Reino Unido, estudam em escolas montessorianas. Anne Frank, Gabriel García Márquez, os cofundadores da Google, Sergey Brin e Larry Page, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, foram educados segundo os princípios em que assenta este método que começou a ser desenvolvido há mais de um século e cuja primeira escola tinha o nome de “A casa das crianças”.
Inovações Pedagógicas
- • MenteInovadora/MindLab
- • Programa de Inteligência Socioemocional (método israelita)
- • Preparação para a prova SAEB e ENEM;
- • Disciplina de Multimídia;
Tecnologias
- • Recursos de acesso às mídias educacionais em sala: notebooks, computadores, televisores;
- • Agenda Virtual Sigma;
- • Câmeras de Monitoramento.
Relacionamento
- • Atividades socioculturais envolvendo Escola, Família e Comunidade;
- • Facilidade em agendar um horário para conversar com Professores e Coordenações;
- • Comunicação em tempo real - agenda virtual Sigma.
Saúde e bem-estar
- • Salas climatizadas;
- • Alimentação saudável orientada por nutricionista;
- • Atendimento de emergência / UNIMED.
Infraestrutura
- • Sala de Música | Musicalização;
- • Laboratório de Ciências;
- • Laboratório de Línguas Estrangeiras: Inglês/Espanhol/Imersão;
- • Playground, Vida Prática (área verde - Ed.Inf.);
- • Quadra esportiva;
- • ECES - Espaço Cultural e Esportivo Sigma;
- • Espaço TEEN - ambiente de lazer, planejado especialmente para os nossos alunos do Fundamental.
Flexibilidade de Horário
- • Regular – 8h às 12h | 13h30 às 17h30;
- • Semi-integral – 11h às 17h30 | 8h às 14h30;
- • Integral – 8h às 17h30.
Aulas extracurriculares
- • Taekwondo;
- • Basquete;
- • Futsal;
- • Teatro;
- • Violão e Musicalização;
- • Vôlei;
- • Robótica e Programação Web.
Localização
- • O Colégio Sigma fica localizado na Rua Mário Vieira da Costa, 322, no Bairro Sagrado Coração de Jesus.
- • Um bairro familiar, tranquilo e com estacionamento fácil em qualquer período do dia.
As grandes inovações da atualidade são fruto de uma combinação de visões – científica, matemática, filosófica. Se as famílias querem uma educação de alto nível, é preciso começar a investir desde cedo, propondo ao estudante uma escola multidisciplinar em que seja estimulado para participar, debater, fazer experimentos, pôr a mão na massa. Os bons colégios do Século XXI desenvolvem nos alunos, antes de tudo, a capacidade de resolver problemas, tomar decisões e praticar a criatividade; daí a importância do ambiente preparado. Respeitando os interesses individuais entendemos que cada um aprende no seu ritmo, a sua maneira. E quanto mais individualizado for o aprendizado, melhores os resultados. Só assim, estaremos preparando as novas gerações para os crescentes desafios do século XXI."