PEDAGOGIA MONTESSORI

Um Método atual, desde 1906

Maria Montessori

(1889 – 1952) - Conhecida por desenvolver o Método de Educação Montessori, como médica, destacou a importância do estudo sobre as fases do desenvolvimento, das estruturas neurais, do ambiente familiar, social e escolar, criou materiais de estímulos e atividades para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibram, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adaptou o princípio da autoeducação, pois a aprendizagem tem como base o ambiente cientificamente preparado, o professor como observador e mediador, e materiais de estimulação que possibilita ao aluno construir, também, o seu próprio conceito.

Em 1906 criou a primeira escola - “Casa Dei Bambini” (Roma/Itália).

Filme: Maria Montessori – Uma Vida Dedicada às Crianças (2007), mostra os principais momentos da trajetória de Montessori como a graduação em Medicina, a militância feminista, o trabalho pioneiro com crianças deficientes, a fundação da "Casa das Crianças", a relação com o filho Mario etc.

Obras: Pedagogia Científica - Mente Absorvente - A Criança - Educação para Paz - A Formação do Homem - Da Infância à Adolescência - Educação para um Novo Mundo.

Pedagogia Montessori

A educação é concebida como a ciência que dá suporte ao processo cognitivo e possibilita o desenvolvimento pleno do potencial humano.

Ao se apropriar de conhecimentos ideias, descobertas, o resultado é a autoconfiança nas próprias habilidades e a conquista da autonomia. A autoeducação faz com que o educando sinta que está ensinando a si mesmo. E isto o faz comprometido com sua própria aprendizagem.

Tudo no universo colabora para uma ordem cósmica. O homem é elemento de um ciclo de vida onde os ambientes são independentes. E neste ambiente, só o homem tem a capacidade de ligar o passado e o presente e de modificar o futuro.

O educador montessoriano é um observador criterioso e estimulador dos potenciais. De postura amorosa, é acolhedor e ético. É pesquisador, cientista, zeloso com o ambiente que prepara e organiza. Elemento chave, é quem dinamiza o processo de aprendizagem e das relações na classe.

A organização externa do ambiente favorece a organização interna do educando, que tem uma “mente absorvente”, aberta a todas as possibilidades que o ambiente escolar e a vida social lhe oferecem.

Os materiais de desenvolvimento são instrumentos organizadores do pensamento, que possibilitam a construção de uma sólida estrutura de aprendizagem. Fundamentais para o processo de conquista da autonomia, os materiais seguem os princípios montessorianos.