DIFERENCIAIS

Pedagogia reflexiva

Diferenciais

Veja como desenvolvemos valores básicos no dia a dia do nosso fazer pedagógico:



- Disponibilizamos maiores opções de horário, além do período regular matutino e vespertino – Período Integral e Semi Integral (1 a 10 anos). Proposta de uma extensão da casa e um planejamento específico. Ainda, uma ótima oportunidade para aprender os hábitos de uma alimentação saudável.



– Para estimular o hábito de uma alimentação saudável, o lanche e o almoço segue o cardápio avaliado por uma Nutricionista. No Agr. I e II, todos os dias, e, uma vez na semana para as demais turmas, a degustação de frutas complementa o cardápio e o conhecimento do valor nutricional dos alimentos.



MONTESSORI – Uma Filosofia que rege uma Metodologia – o ambiente preparado com uma riqueza de materiais e estimulações para cada fase do desenvolvimento da criança e jovem propõe o exercício da autonomia, traduzido como exercício de auto liderança.



Explorando as características dos períodos sensíveis


– Período de sensibilidade especial que desperta um poderoso desejo espontâneo para aprender e adquirir mestria em alguma habilidade ou conceito. Um período de duração transitória e variável.



  • Educação Infantil – Período Sensório-motor com passagem para o Pré-operacional – além da riqueza do ambiente, 1 professora e 2 assistentes estão presentes para 20 alunos.

  • Agrupamento III – 5 e 6 anos - Período Operacional Concreto - O ambiente oferece todas as possibilidades para a construção da escrita de acordo com a prontidão de cada aluno, além das estimulações pertinentes a esta faixa de desenvolvimento.

  • Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano - Período Operacional Concreto – Professor e Assistente a cada turma de 20 alunos.

“Mais tempo na Escola, melhor aproveitamento e aprendizagem!”



2º ano 5º ano – Um (1) dia na semana, com período de contra turno, compreende mais 200h/aulas no ano, além da exigência da LDB.



  • Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano – Período Operatório Concreto, passagem para o Operatório Formal – Professor (a) da Disciplina e Professor (a) Orientador que permanece em sala, diariamente, e está de imediato para atender as necessidades do aluno e para os exercícios de fixação da aprendizagem.



Dois (2) dias na semana, com período de contra turno, compreende mais 400h/aulas no ano, além da exigência da LDB.



A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, em seu artigo 24, inciso I, disciplina que “Art. 24. A Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: I - a carga horária mínima anual será de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar

Programa Imersão em Inglês

– O mundo se comunica no idioma Inglês; assim, cabe a nós (casa e escola) buscar novas formas que resultem em mais qualidade na aprendizagem do idioma.


  • Só de aprender outro idioma, a criança ganha em seu desenvolvimento mental;

  • A aprendizagem ajuda a desenvolver a criatividade e o raciocínio, melhora a concentração e as habilidades de memória;

  • O maior privilégio do aluno é a possibilidade de ter contato com outras culturas e se comunicar com indivíduos que não falam a sua língua. Tudo isso, sem a necessidade de viajar;

Programa MenteInovadora

– Nosso objetivo é o de estimular as habilidades sócio-cognitivas dos alunos, melhorando desta forma a concentração, o raciocínio e a tomada de decisões conscientes. Este programa é desenvolvido por uma professora especialista em sala de aula, uma vez na semana, sendo que estes estímulos auxiliarão os alunos em todas as áreas do conhecimento. Também proporciona um terreno fértil para o exercício das relações, estimulando a formação e aplicação das habilidades de raciocínio e habilidades para a vida.


Inteligência Se Aprende:

Mind Lab na Escola

Exercício da organização

– A elaboração do Portfólio do aluno, tornou-se mais um elemento de avaliação da aprendizagem; confirmando o exercício do autogerenciamento, autocrítica, senso ético e estético. Servirá como referência de construção pessoal e profissional. Decorre das vivências dos aspectos relacionados:


– Escola Sócio-fundadora da OMB – Organização Montessori do Brasil. Sempre presentes e atuantes, participamos dos estudos e atualização, numa troca permanente de informações e de conhecimento. Acesse site www.omb.org.br


– Escola Associada ao PEA/UNESCO (Programa das Escolas Associadas à UNESCO), por isso falamos uma linguagem universal. Nossa prática pedagógica tem como princípio desenvolver uma Cultura de Paz. Assim, nossos Projetos Ambientais e de Responsabilidade Social, têm o reconhecimento da PEA/UNESCO no âmbito nacional e internacional.


– Estamos inscritos na A.M.S – American Montessori Society – reconhecidos como escola Montessoriana no âmbito internacional.


Escola referência

– Recebemos anualmente um grande número de professores de outras escolas, acadêmicos de Pedagogia e de outras áreas para conhecer o nosso trabalho. A Pedagogia Montessori, por nossa prática, tornou-se elemento de estudo relacionado à escola convencional.


Conhecimento in loco

– Promovemos viagens de estudos e diversas excursões locais com o objetivo de conhecer e trocar experiências para construir um conceito, consciência de mundo e reconhecer a diversidade histórica, geográfica e ambiental que caracteriza as diferentes culturas.


Projeto "Sala Verde"

– ecologia pessoal, social e ambiental, o qual engloba diferentes projetos conhecidos na comunidade, como: Projeto "Big Brother" (desde 1994), que promove o contato com outras realidades socioeconômicas atuando em diferentes parcerias ao longo do ano letivo, além de outros projetos interdisciplinares presentes na dinâmica de sala de aula.


Projeto Metacognição

– Tecnologias da computação como dinâmica e ferramenta de trabalho nas classes de Agrupamentos IV, V, VI e VII. Matemática financeira para turmas do 6º ao 9º Ano, interpretando a formação profissional da era tecnológica.


Grandes espetáculos - Expressão Criativa

- Na forma mais ampla de preservar princípios e trabalhar expressão corporal, buscamos nos clássicos da literatura extrair os valores humanos apresentados nos grandes espetáculos como: O Pequeno Príncipe, Salvando Gaia, Peregrinos do Tempo, Brincando de Ciranda, Alice no País das Maravilhas, Quebrando Potes, Pinóquio, e, em 2015, Mommo o Senhor do Tempo.


– Como agentes da cultura, estabelecemos vínculo com o CTG Planalto Lageano, elaborando no conjunto das atividades de valorização da cultura tradicionalista Serrana o Projeto Mateada Sigma.


– Também ao longo destes anos atuamos como escola-membro do CME – Conselho Municipal de Educação, do CONSUNI da UNIPLAC, indicação da ACIL. Participamos da equipe que fez acontecer três edições da Bienal do Livro de Santa Catarina, criamos os artigos mensais sobre Educação e eventos da escola na Revista Visão, somos presença no comitê da Bacia do Rio Canoas. Participamos, em nossa cidade, da elaboração do documento para o CONAE/2010 – Conferência Nacional de Educação. Ainda, do documento catarinense para a Conferência RIO+20, objetivando projetar um futuro melhor para as futuras gerações.


– Disponibilizamos a toda comunidade atividades extracurriculares como forma de despertar os talentos e ressignificar as práticas.


Curso para pais

– Introdução ao Método Montessori. Edição 2016 – 1ª Semestre – Para o conhecimento das características das diferentes idades, os pais ou interessados da comunidade poderão indicar seus nomes, na secretaria.


TCP - Trabalho Conjunto com Pais

– Planejamos encontros de pais na escola para se conhecer a forma/ dinâmica das classes Montessorianas.


Formação continuada dos professores

– Destacamos o grande compromisso com a formação continuada dos professores com cursos de especialização em Montessori, pós-graduação e encontros nacionais.


Colégio Sigma

Preparamos um ambiente harmonioso e favorável à aprendizagem de seu (sua) filho (a), onde este(a) terão espaço para interagir e desenvolver-se de acordo com as suas potencialidades.

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