Sigma desenvolve Projeto Literário vivenciado com as famílias

Segundo Paulo Freire: “É preciso que a leitura seja um ato de amor”. Com este pensamento, o Projeto Literatura: Vivendo Emoções e Sentindo o Prazer de Ler ocorreu durante o período de abril, 4, a novembro, 8. Alunos de um a oito anos participaram da proposta. A exposição e apresentação dos trabalhos foi no Espaço Cultural Esportivo Sigma, ECES.
A escola adquiriu um amplo acervo literário. Cada sala, escolheu uma obra para desenvolver seu projeto. O objetivo foi despertar nas crianças o interesse e gosto pela leitura. A criança, à medida que se desenvolve, aprende passo a passo a se entender e, com isso, torna-se capaz de compreender os outros e o mundo ao seu redor.
Coube aos professores, proporcionar atividades próprias para a formação de futuros e críticos leitores que transformam a sociedade. Através deste projeto, os contos e as fábulas foram explorados amplamente por meio da literatura infantil moderna com leituras, conto de histórias, dramatizações, maquetes, releituras de obras, entre outros, exercitando a aprendizagem da leitura e da escrita, trabalhando de forma prazerosa.
As histórias infantis, os contos e as fábulas são recursos próprios e foram utilizados pela equipe pedagógica para trabalhar à sensibilização das crianças com o propósito de proporcionar mudança de atitudes comportamentais.
A direção, representada por Camila Caruso, elogiou a organização do evento e a participação de todos os envolvidos. Focou na criatividade dos trabalhos expostos e a desenvoltura das crianças ao explicarem sobre a obra trabalhada.
Para as Coordenadoras Pedagógicas de Educação Infantil ao 1º Ano, Claudia Floriani e Luciana Amarante um elemento essencial na formação da criança é a leitura. Ler é o que proporciona o crescimento interior, leva-nos a viver as mais diferentes emoções, possibilitando a formação de nossos próprios sentimentos.
As coordenadoras também elogiaram a equipe pedagógica Sigma pelo engajamento e comprometimento aos desafios lançados. Comentaram ainda que o resultado do Projeto Literário Vivendo Emoções e Sentindo o Prazer de Ler foi gratificante, muitos elogios foram enviados via agenda kids e in loco pelas famílias que marcaram presença vivenciando os projetos no decorrer do ano e prestigiando a exposição. Elas finalizam dizendo: “Felizes são aqueles que colocam amor em tudo o que fazem. Juntos somos mais”!