No Sigma, a Educação acontece

O Projeto Educação para o Trânsito, do Colégio Sigma, ocorreu de 26 de setembro a 16 de outubro. Neste período, foram realizadas atividades relacionadas à Educação no Trânsito com o intuito de conscientizar alunos, professores, funcionários e pais, quanto à segurança na locomoção de automóveis e pedestres, para que o trânsito torne-se mais seguro.
A ideia do Projeto Educação para o Trânsito partiu da Diretora Neide Gugelmin. “Recebemos reclamações sobre a postura no trânsito de alguns pais ou familiares que, ao trazerem ou buscarem os filhos na escola, estacionam em fila dupla, na faixa de segurança, contramão, etc., dificultando e tumultuando o trânsito na região da escola”, afirma a diretora.
Atividades como sensibilização, filmes/DIRETRAN, reflexões, confecção de cartazes, palestra, análise do trânsito na rua da escola e vivência em mini pista montado pela DIRETRAN, com motocas e triciclos. Esta atividade favoreceu para que os alunos pudessem analisar as regras de como manter o trânsito seguro, identificar as principais causas de acidentes no trânsito, interpretar as placas de sinalização, reconhecer as cores do trânsito e trabalhar virtudes como: tolerância, paciência, atenção e responsabilidade.
“O projeto foi extremamente importante para identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva. Este projeto veio para colaborar com a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito ou o que compromete essa segurança”, reforça a Coordenadora Pedagógica de Ed. Infantil ao 1º Ano, Claudia Floriani.
A família participou do projeto com a elaboração de cartazes em casa para o mural de advertência sobre o trânsito na escola, onde puderam conversar e analisar como se comportam no trânsito. Nossos alunos registraram os comportamentos dos motoristas e pedestres na rua da escola e analisaram as atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Código Nacional de Trânsito, fazendo o paralelo do real e o teórico, concluiu o Apoio Pedagógico do Ensino Fundamental Viviane de Jesus.

“A experiência desse projeto foi fantástica! Os alunos puderam observar a dinâmica do trânsito na rua da escola, fazendo anotações e registrando tudo que estava incorreto. Um momento interessante foi quando uma aluna observou que havia um carro estacionado sobre a faixa de segurança na frente da escola e, ao anotar a infração, ela percebeu que o carro era de sua mãe. Mesmo assim, refletiu: “Está errado! Vou fazer o registro da infração”, relatou o também Apoio Pedagógico do Ensino Fundamental Daniele Ferreira.
O encerramento do Projeto Educação para o Trânsito ocorreu com a exposição dos trabalhos construídos pelos alunos e familiares nos corredores e murais da escola e com a palestra sobre segurança no trânsito realizado por um agente do DIRETRAN (manhã e tarde).

Circuito da Água
A Exposição do Circuito da Água ocorreu paralelamente ao Projeto Educação para o Trânsito. É uma atividade pedagógica para conscientizar sobre o uso e o reaproveitamento da água e demonstrar o trabalho montessoriano que as crianças realizam em suas salas de aula, além do ritual que acompanha cada uma destas atividades, como: lavar as mãos, banho do bebê, lavar a roupa, lavar objetos, molhar plantas, beber água, fazer e servir o chá e suco, água para os animais, água para realizar experiências... Também foram trabalhados temas como a reutilização de água da chuva, da máquina de lavar roupa, a importância da água no planeta e seu uso consciente.

Sigma - 44 anos de história
No dia 16 de outubro, o Colégio Sigma completou 44 anos de história. Os alunos e professores homenagearam a escola realizando atividades diversificadas. Painéis foram montados por Agrupamentos contando a trajetória da escola e das crianças durante este período. Também foi realizado o projeto “Sigma, escola de gente feliz”, com os agrupamentos II e III ressaltando a comemoração do aniversário da escola, sob as orientações das Tias Amábile e Carina.
“O projeto iniciou com a contação da história da escola para as crianças e, por meio de entrevistas com os alunos, identificou-se o que é mais belo, importante e significativo para eles na escola”, ressaltou Tia Amábile.
“Gravamos uma enquete em vídeo, onde foi eleito o lugar mais bonito e legal da escola. Então, representamos por meio de maquete, o nosso pátio de areia (usando a ideia do Reciclarte – uso de material reciclado para fazer arte.)”, conta animadamente Tia Carina.
Durante o processo de observação e investigação, as crianças fotografaram alguns espaços da escola e detalhes do pátio para a atividade. O trabalho da construção da maquete iniciou a partir do preparo dos materiais para pintura, corte, medições, etc. O trabalho foi realizado com grupos de quatro alunos para as atividades.
Para a construção da maquete, também foram usados papéis, jornais, reciclados (caixas de diversos tamanhos, rolo de papelão, compensado reutilizado, fio de luz, cano, tampinha, palitos de picolé, palitos de churrasco, lã, barbante, alargadores de calçados (plástico), lápis, tesoura, tinta, pincéis, cola, cola quente, lápis de cor, extensão, areia, folhas de papel ofício e caneta hidrocor.
“Neste período de construção das maquetes, ocorreram várias observações e anotações do andamento da atividade por parte das orientadoras do projeto, tanto no âmbito social quanto no cognitivo. Essas observações foram posteriormente trocadas com as professoras regentes”, ressalta a Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil e 1º Ano, Luciana Amarante.