Musicalização no Sigma

A premissa básica da música é o som, e saber identificar as qualidades contidas nele é extremamente importante na busca de uma audição consciente. As turmas de 4º e 5º ano, através da orientação do professor Josias Zancheta, desenvolvem diversas atividades relacionadas ao som e a maneira em que ouvimos.
Foi trabalhando uma dessas propriedades, a altura, que os alunos executaram a melodia da música “Brilha, brilha estrelinha e O sapo não lava o pé”, utilizando como instrumento os boomwhackers - tubos sonoros, onde cada um possui notas diferentes. Entre as várias funções que essa atividade busca desenvolver, em especial está a atenção, pois todos precisam estar concentrados, para que a música aconteça com qualidade, além de coletivizar a prática entre os alunos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois já na primeira aula utilizando o material, executaram a música com qualidade. Os alunos conseguiram realizar a atividade proposta, unindo música e diversão.