Do lixo ao luxo

Estilista de Moda é um criador de coleções de roupas e acessórios, que exerce forte influência sobre a maneira como as pessoas se vestem e exteriorizam as suas preferências no seu estilo de vida. Nessa função é necessário muita criatividade, conhecimentos diversos de desenhos, modelagens e acabamento de materiais.
Para desenvolver o estilismo, junto aos alunos do 7º ano de 2015, a professora de Artes Eledir Zanatta, escolheu o lixo como matéria prima. Atrelando os conceitos da arte de criar tendências ao alerta para os cuidados como meio ambiente, enfatizando a importância da consciência sustentável.
Nesta atividade prática e coletiva, trabalhou-se desde a adequada separação de materiais recicláveis com as famílias, passando por todo o processo de produção do material, até a confecção e finalização de 18 peças apresentadas em um desfile, promovido no encontro com as mães para comemorar o dia delas.
“Materiais que antes eram apenas descarte misturado nas sacolas, enviados para coleta e posteriormente para os aterros prejudicando o meio ambiente, tomaram nova forma, novo conceito, um olhar de preciosidade que alertou a todos para o valor do nosso lixo e o quanto podemos reciclar e preservar o nosso planeta. A Arte, fez o seu papel, educou os olhares dos alunos, fazendo o alerta para o meio ambiente, e resultando em obras de estilismo belíssimas, saindo do lixo para o luxo”, Eledir Zanatta