ENSINO FUNDAMENTAL I

Vivendo experiências

Agrupamento IV – 2º e 3º ano/ Agrupamento V – 4º e 5º ano

No Ensino Fundamental I, também trabalhamos com classes agrupadas – duas turmas na mesma classe. Temos um planejamento anual – trimestral a ser desenvolvido pelas crianças, que têm a liberdade de optar pelas atividades que farão agora ou depois, desde que todas sejam feitas. Quando a criança tem um ritmo mais lento na execução das atividades e precisa de um tempo maior, ela pode comparecer no período oposto para concluir o seu roteiro diário.

A partir dos seis anos de idade, a educação das crianças é chamada, por Montessori, de Educação Cósmica, voltada para o pleno desenvolvimento de suas capacidades, de percepção do mundo. A criança desenvolve a consciência do macrocosmos e do microcosmos, favorecendo a percepção da interdependência de todos os elementos naturais. Assim, criam-se condições para que a criança perceba desabrochar em si os sentimentos de amor, cooperação e respeito em relação ao outro e à natureza.

Os trabalhos em sala podem ser individuais ou em grupo, conforme o proposto como objetivo. As tarefas para casa são diárias, exceto no dia que antecede as aulas complementares. Além do exercício de responsabilidade, as tarefas funcionam como instrumentos na sistematização da aprendizagem. As aulas complementares acontecem uma vez por semana, a partir do 2º Ano, quando a criança fica na Escola em período integral para atividades em horário oposto ao horário regular.

Os pais dos nossos alunos encontram a Escola sempre pronta a recebê-los. Acreditamos que o contato direto com a família nos ajuda a observar e conhecer melhor o nosso aluno. Montessori deu um enfoque à educação, que é um grande aliado das famílias que querem transmitir aos crianças/adolescentes valores sociais nos quais acreditam: liberdade com responsabilidade. A responsabilidade é a atitude gerada da liberdade, quando os valores são adquiridos de forma consciente. Cada um é responsável por si, a partir dos cuidados ambientais, pessoais e das relações sociais. E é o professor quem ajuda a criança na tomada de consciência do seu ambiente, na opção das suas atividades, na relação com o meio e com os outros. É o professor quem mostra os limites e incentiva na conquista da autonomia.