EDUCAÇÃO INFANTIL

Aprendendo andar pelos caminhos

Educação Infantil

Agrupamento I – 1 e 2 anos


A criança do Agrupamento I tem como foco principal o desenvolvimento da linguagem oral, a motricidade ampla e a socialização. Assim, com o ambiente preparado de acordo com esta etapa do desenvolvimento, receptivo às necessidades de cada um nos diferentes níveis de aprendizagem, as crianças de um e dois anos vão encontrar, nas suas primeiras experiências, diversas texturas, cheiros, cores... Uma variedade de materiais para serem explorados conforme suas necessidades. Aos poucos, vão adquirindo autonomia e transitam pelos diferentes espaços. O ambiente tem um “jeito de casa”, com objetos reais, ordenados e harmoniosos.

As classes são agrupadas com até duas idades diferentes. A criança percebe muito bem as diferenças individuais e não há comparações ou competições. Há a cooperação de todos para a integração de cada um. Num ambiente preparado cuidadosamente para atender às necessidades da criança e com o professor especializado, que conhece as diferenças individuais, o aprendizado acontece no tempo de cada um.

No Agrupamento I, as crianças têm aula de Musicalização e Psicomotricidade. A tarefa – normalmente, pesquisa do real, acontece uma vez por semana.

Agrupamento II – 3 e 4 anos


A aquisição e desenvolvimento da linguagem ocorrem no dia a dia da criança, por meio das relações diárias entre pessoas e objetos do ambiente. Nesta fase, as atividades relativas à Linguagem Gráfica devem ser precedidas pelas atividades relativas às de Linguagem Articulada.

A educação dos sentidos, que é um trabalho do movimento e da inteligência, desenvolvendo-se segundo a própria natureza da criança, que experiencia sobre o ambiente, com um material cientificamente preparado para os períodos de desenvolvimento faz parte dos objetivos deste agrupamento.

É através da atividade concreta que são organizadas determinadas situações práticas da vida. Como ajuda ao desenvolvimento da Mente Matemática, nos agrupamentos a partir de dois anos, é apresentado às crianças um material especializado que, possuindo qualidades senso-moto-perceptivas, possibilita a intuição de conceitos matemáticos fundamentais. Também os exercícios de Vida Prática, associados à Linguagem e aos Estudos Sociais e Ciências, revelam o seu valor como ajuda à formação da mente organizada.

Nesta classe, as tarefas acontecem duas vezes por semana e as crianças têm aulas de Inglês e Musicalização e Psicomotricidade.

Agrupamento III – 5 e 6 anos


No Agrupamento III, a criança já possui um vocabulário amplo e com propriedade, está no processo de desenvolvimento da motricidade fina e dá continuidade ao trabalho realizado nas classes anteriores, com o foco na leitura e escrita, bem como o desenvolvimento da mente matemática.

O material de desenvolvimento tem como objetivos favorecer o aperfeiçoamento da movimentação na escrita e fazer com que a criança siga como um voluntário explorador do ambiente, tanto consciente do que anteriormente absorveu, quanto dirigente de suas próprias conquistas.

No Agrupamento III, as atividades de Matemática também são integradas às demais áreas de estudo. Analisando cada dificuldade apresentada, separadamente, através de um material concreto, isto é, “materializando o abstrato”, a criança desenvolve uma estrutura lógica matemática própria da mente humana. O material matemático propõe atividades criativas, levando a criança à descoberta de conceitos e potencialidades; desenvolvendo a percepção, para que possa discriminar, diferenciar e generalizar.

As tarefas de casa são realizadas com mais frequência e as crianças têm aulas de Inglês, Musicalização e Psicomotricidade.

Colégio Sigma

Preparamos um ambiente harmonioso e favorável à aprendizagem de seu (sua) filho (a), onde este(a) terão espaço para interagir e desenvolver-se de acordo com as suas potencialidades.

Entre em contato