Maria Montessori, através de sua observação, percebeu a importância da liberdade de escolha, da independência de pensamento e da dignidade humana.
Entende-se que a verdadeira liberdade é aquela interior, que não pode ser ensinada, nem mesmo conquistada. Pode somente ser construída dentro de si, como parte da personalidade e, se isto acontece, não poderá mais ser perdida. Cabe ao professor preparar motivações para atividades culturais num ambiente previamente organizado, favorecendo a criança.
Para Montessori só há uma forma de ensinar: despertando o mais profundo interesse do aluno e, com ele, sua atenção mais viva e constante; fortalecendo o interior da criança visando a sua educação.
Possibilitar oportunidades de desenvolvimento de suas potencialidades, tendo em vista as diferenças individuais, propicia o desenvolvimento do espírito crítico, do sentimento de liberdade, da responsabilidade e respeito às normas sociais, construindo, desta maneira, uma convivência harmoniosa e de respeito pela liberdade do outro.
Maria Montessori comprovou que para alcançar a formação integral, uma educação para a vida, é necessário desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, sempre associando-o à vontade de aprender.