Em que consiste uma atividade montessoriana?
Larissa Andrade
Na metodologia Montessori, as atividades são estruturadas de forma isolada e intencional, permitindo que a criança domine habilidades específicas.
Ao contrário dos brinquedos tradicionais, que visam múltiplas habilidades ao mesmo tempo, as atividades montessorianas são organizadas de maneira individual, com materiais preferencialmente naturais. Além disso, essas atividades são completas, visando oportunizar ao aluno um começo, meio e fim, permitindo que desenvolva o entendimento de todo o processo, responsabilidade e satisfação pessoal.
As atividades montessorianas são desafiadoras, mas não excessivamente difíceis, permitindo que a criança se concentre e repita a atividade quantas vezes for necessário para dominá-la. A repetição é fundamental no método, pois permite que a criança ganhe destreza e habilidade com o tempo.
A organização do espaço é outra premissa fundamental, oferecendo um ambiente estimulante, confortável e seguro aos alunos. Geralmente os materiais são organizados em bandejas e cestas individuais, permitindo que o aluno tenha acesso aos recursos necessários para completar a atividade sozinho.
Em suma, as atividades montessorianas são cuidadosamente planejadas e projetadas para ajudar oaluno a desenvolver habilidades específicas, promovendo seu senso de independência, autonomia, cooperação e satisfação pessoal. Ao oferecer um ambiente seguro e estimulante, com os materiais de desenvolvimento pertinentes a cada ciclo, os educadores Montessori são capazes de ajudar os alunos a crescerem em todos os aspectos de seu desenvolvimento.
“ Para ser eficaz, uma atividade pedagógica deve consistir em ajudar a criança a avançar no caminho da independência”.
Maria Montessori
Referências:
A criança Montessori: guia para educar crianças curiosas e responsáveis / Simone Davies
Ed. São Paulo: Nversos Editora, 2021
Título original: The Montessori Toddler.