COMO APRESENTAR UMA ATIVIDADE MONTESSORIANA PARA AS CRIANÇAS
Na formação de professores montessorianos, aprendemos a mostrar às crianças como trabalhar com cada material de desenvolvimento por meio de uma "apresentação". Esse ritual de apresentação é dividido em pequenas fases, incluindo pegar o material na estante e levá-lo com calma até o tapete ou a mesa, apresentar o material e devolvê-lo cuidadosamente em seu lugar, respeitando o princípio da ordem. No Método Montessori, isso é aplicado diariamente dentro da sala de aula, enfatizando um começo e um fim para as atividades que exigem concentração.
Em casa, também é possível organizar atividades que contribuam para o desenvolvimento da autonomia e concentração das crianças. No entanto, é importante conhecer as etapas de uma apresentação, da qual as crianças absorvam o máximo possível. Primeiramente, os adultos devem apresentar a atividade da maneira que esperam que a criança signifique e reproduza, demonstrando os gestos de forma lenta, falando apenas o necessário, deixando a expressão corporal guiar a demonstração. Algumas atividades adequadas para fazer em casa com as crianças são: lavar a louça, arrumar o quarto, organizar as gavetas, tirar a mesa, entre outras. Maria Montessori nos lembra: "Nunca ajude uma criança em uma tarefa que ela sinta que pode realizar sozinha".
Na sala de aula, a independência (saber fazer) e a autonomia (saber escolher o que fazer) são princípios que orientam a experiência da criança em um ambiente Montessori. Ela é capacitada para trabalhar com todos os materiais previstos em seu planejamento individual e escolhe o que lhe interessa, buscando executar com grande concentração, sem a interferência do adulto. Se ela derrubar algo, o adulto não deve intervir imediatamente, mas sim observar como ela reage e pega o objeto. Caso o adulto perceba que a criança não está pronta para resolver sozinha naquele momento, pode se aproximar, abaixando-se à altura da criança, dizer "veja" e mostrar lentamente como se faz, em seguida, afastar-se novamente para observar como a criança resolve a situação, a partir da nova habilidade ensinada. Segundo Montessori, não se ensina uma criança corrigindo-a, mas sim ensinando-a.
Cada atividade Montessori tem uma intencionalidade, uma habilidade isolada que se busca oportunizar à criança. Aqui vão algumas dicas para que as famílias também possam beneficiar as crianças com esse ritual de apresentação de atividades que fazem parte do nosso cotidiano:
Observe a criança no cotidiano e perceba seus desafios, levando em consideração sua idade e desenvolvimento.
Ao ensinar à criança como se faz, realize movimentos lentos e precisos com as mãos para que ela possa observar claramente. Por exemplo, mostre cada uma das pequenas etapas necessárias para abrir um botão ou limpar uma mesa.
Nas apresentações motoras, evite falar enquanto demonstra, pois a criança pode ficar confusa entre olhar para o adulto ou para os movimentos que as mãos fazem. Evidencie cada etapa da atividade de maneira que a criança entenda os passos e consiga executá-los.
A forma como o material é manuseado pelo adulto faz toda a diferença. Por exemplo, as bandejas devem ser seguradas com as duas mãos e a forma como o copo é segurado na hora de despejar líquido precisa ser correta. Lembre-se de que a criança está observando tudo para aprender. Ela certamente reproduzirá o movimento com riqueza de detalhes.
A criança pode trabalhar na atividade até dominá-la ou optar por tentar novamente em outra ocasião.
O importante é observarmos e conhecermos bem nossa criança. Quando alcançarmos essas conquistas, certamente perceberemos suas pequenas e grandes realizações e não as compararemos com as demais. Respeitando assim o preceito de Maria Montessori: "Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesma".
Referências:
Caminhar Montessori: https://www.caminharmontessori.com.br/
Lar Montessori: https://larmontessori.com/2019/05/29/periodos-sensiveis-chaves-do-desenvolvimento/https://larmontessori.com/2019/05/29/periodos-sensiveis-chaves-do-desenvolvimento/