As crianças nascem com uma imaginação maravilhosa e um desejo intenso de explorar o mundo. Maria Montessori, através de seus estudos, percebeu que todas as crianças se comportam como “pequenos cientistas”, são excelentes observadores e exploradores de seu ambiente, realizando diariamente descobertas sobre o mundo em que vivem.
A criança aprende diante da atividade cotidiana da vida, sendo a ação a melhor maneira das crianças aprenderem. Muitas experiências vivenciadas por elas como escalar árvores, colher frutas e verduras, cuidar do jardim ou alimentar animais são momentos importantes, em que constroem movimentos, ampliam vocabulários e geram relações no entendimento sobre a natureza e sua comunidade.
As crianças são guardiãs da terra e devem aprender a importância do cuidado com o planeta. Para o neurocientista Daniel Wolpert, “nós temos cérebros por um motivo só, para produzir movimentos complexos adaptáveis”. Aprender a conexão entre civilização e natureza, uma relação de respeito entre humanidade e mundo natural, e isto só será possível se houver relações estabelecidas na infância e na adolescência com estas frequências. Tudo precisa ser cultivado desde muito cedo, o prazer de estar entre as árvores e a compreensão científica de sua importância no planeta, para que haja a percepção entre o que nós somos e o que a natureza é.
PLANEJANDO AS ATIVIDADES
Uma dica muito importante na prática é fazer atividades ao ar livre com as crianças, independente do tempo, faça caminhadas, siga um trajeto familiar no parque, na vizinhança ou no campo e permita que a criança compreenda melhor as estações do ano e tenha uma noção das mudanças que elas trazem.
Entender os movimentos é um jeito de entender o cérebro.
Maria Montessori, que foi uma das maiores cientistas dedicadas à infância e ao desenvolvimento da criança que o mundo já viu, fez uma descoberta revolucionária: diferente do que pensamos, o movimento não serve só para executar aquilo que a criança deseja, mas para formar a identidade, a personalidade e a vontade da criança.
COMO FAZER
As crianças gostam muito de cuidar da natureza. Se em sua casa tiver um animal de estimação, ensine sua criança a cuidar dele. Elas também podem regar as plantas, com algodão e água podem limpar as folhas, observar o seu crescimento, tirar as ervas daninhas ou até plantar uma árvore – sempre sob o olhar de um adulto. As mais velhas, podem contribuir em hortas comunitárias e desde cedo podem cuidar de plantas na área comum do prédio, ou das mudas na calçada.
EXERCÍCIO DA OBSERVAÇÃO
As experiências científicas também são ótimas vivências de ampliação do conhecimento. São infinitas experiências que se pode fazer com recursos simples, com objetos que se tem em casa. Alguns exemplos de ferramentas básicas usadas com crianças pequenas são lupas, ímãs, atividades de afundar e flutuar, vivo e não vivo, experiências com óleo e água, etc...
Esses conhecimentos referenciados por Maria Montessori trazem uma riqueza imensa para o desenvolvimento das crianças.
A educação para a vida adulta, se for vivenciada com todas essas experimentações, com certeza formará um indivíduo mais consciente de sua contribuição para o mundo e consequentemente mais humano.
Referências:
MONTESSORI, Maria. A Mente da Criança: Mente Absorvente. CEDET, 2021.
SELDIN, Tim. Método Montessori na Educação dos Filhos. Manole Geral, 2018.
SALOMÃO, Gabriel. Por que as crianças fazem o que fazem. Lar Montessori. Disponível em: https://larmontessori.com/2018/03/25/descoberta-de-montessori-que-mudou-a-minha-vida/
Experiências Científicas em Casa. Escola Infantil Montessori. Disponível em:
https://escolainfantilmontessori.com.br/blog/experiencias-cientificas-em-casa/. Acessado em: 21 de out. de 2021.