Todo conteúdo em uma escola montessoriana, assim como na vivência social do mundo, é trabalhado para além de conceitos e hipóteses, aprofundando os temas e apresentando-os de maneira concreta, abordando como é, porque é..., realizando a observação mais próxima possível da realidade.
Quando desenvolvemos com os alunos um assunto novo, nós professores somos os mediadores, instigando para que os alunos sintam-se interessados em buscar mais. Para inspirar uma criança hoje a gostar de assuntos mais complexos, buscamos oportunizar diferentes maneiras de aprender. Saídas à campo, imagens reais, que provem que há mais ali do que geralmente podemos perceber, e que há mais ainda a ser descoberto.
A descoberta traz realizações e contentamento, fazendo com que nossas crianças queiram buscar sempre mais. No Método Montessori, buscamos preservar a curiosidade e a capacidade de observação ao longo da escolarização, habilidades necessárias aos futuros pesquisadores de todas as áreas, desbravadores de seu tempo que necessitarão investigar para inovar.
A criança montessoriana é diariamente encorajada a entender, aplicar, analisar, avaliar e criar. Há um movimento de interação social, que permite esse fluxo de novas conquistas de uma maneira muito positiva. Todo momento é desafiada à novas conquistas, materiais que ainda não domina, novos conteúdos. Quando ali acha que tudo foi conquistado, surge o desafio de ajudar um amigo e dividir esse conhecimento, onde é trabalhado cooperação, empatia e respeito, formando líderes de conhecimento, que acima de tudo prezam pelos valores fundamentais da humanidade.